Blog / Obstetrícia

Dicas sobre a cesárea

27/11/2019

08:45:52

Por: Dra. Grazieli Sassi - CRM/RS 33.730

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

 

Por ser uma cirurgia, esse tipo de parto tem algumas particularidades. Saiba quais são elas para não se assustar na hora e nem depois:


🎀 Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, você estará consciente o tempo todo;


🎀 É colocada uma sonda na mãe logo após a anestesia, então não dá para sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que a mulher passará algum tempo deitada durante e após a cirurgia.


🎀 A anestesia vai fazer com que não se sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, é possível ter algumas sensações.


🎀 Como a grávida fica deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar enjoos e queda de pressão! Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. O mal-estar pode surgir também depois do parto.


🎀 Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.


🎀 Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que a mãe pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Por isso, os médicos sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação.


🎀 A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h.


🎀 Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente as mulheres que tiveram parto cesárea terem pés e mãos inchados, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana começa a desinchar.


🎀 O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.


🎀  Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Como se recuperar mais rápido da cesárea?

✅Ter uma ajuda extra, especialmente nos primeiros dias evitando esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Tarefas domésticas não devem ser prioridade.
✅Usar cinta: Aconselha-se o uso de uma cinta pós-parto para dar mais conforto, diminuir a sensação de que os órgãos estão soltos dentro do abdômen e para diminuir o risco de seroma na cicatriz.
✅Fazer exercícios cerca de 20 dias depois da cesárea já é possível, mas atividade física leve como caminhada.

✅Evitar pegar peso e dirigir: Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos. Quando a mulher tem outro filho e precisa pegá-lo no colo deve-se sentar antes. Também não é recomendado dirigir antes de 3 meses depois da cesárea para poder ter mais atenção e não estar preocupada ou com dores.

✅Comer bem: Deve-se preferir alimentos cicatrizantes como ovos, frango e peixe cozido, arroz com feijão, vegetais e frutas que soltam o intestino como mamão, para manter a saúde e a produção de leite materno de alta qualidade.

✅Dormir de lado ou de barriga para cima: A posição mais indicada é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas, se preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.

 

Dra. Grazieli Sassi - CRM/RS 33.730

Ginecologista e Obstetetra

Contatos:   (54) 3324-3704 e (54) 9 8410-3704.

Fotos do Post