Blog / Cirurgia Plástica

Como é feita a Abdominoplastia?

29/11/2019

14:16:20

Por: Dr. Tomás O. Bergonsi

Cirurgião Plástico

CRM/RS 29.681

 

O excesso de pele e/ou a gordura localizada na região da barriga causa desconforto estético para muitas mulheres. E casos como aumento e perda de peso, mudança na forma da barriga (como na gravidez), dentre outros fatores, podem resultar em estrias e sobras de pele na região abdominal. A cirurgia para a retirada deste excesso de pele é denominada abdominoplastia.

 

O procedimento se inicia com uma incisão transversal, na dobra do abdômen ou inferiormente a cicatriz da cesárea (quando for o caso), onde o tamanho do corte vai depender da quantidade de pele que vai ser retirada, mas geralmente pode ser escondida na marca do biquíni. Realiza-se a retirada do excesso de pele, posicionamento do umbigo e a sutura dos músculos abdominais. Frequentemente, é associada a esta cirurgia o procedimento de lipoaspiração, para melhorar o contorno do corpo e diminuir a camada de gordura.


Dependendo da condição do paciente, também pode ser realizado um procedimento menor, chamado de miniabdômen ou minilipoabdômen, onde o descolamento de pele fica restrito a região abaixo do umbigo.

 

A cirurgia de abdominoplastia é realizada sob anestesia raquidiana ou geral, e dura de 3 a 4 horas. Para o pós-operatório, será indicado o uso de um modelador cirúrgico e a realização de drenagem, podendo ser necessária a colocação de dreno. Também é necessário seguir todas as recomendações e cuidados pós-cirúrgicos, sendo que em aproximadamente 14 dias o paciente já pode retornar as suas atividades rotineiras com algumas restrições de esforço.

 

Todas as demais informações sobre o procedimento são esclarecidas na consulta médica com o cirurgião-plástico, que também irá avaliar as condições do paciente para a realização do procedimento mais adequado.

 

Cirurgião Plástico Tomás O. Bergonsi -  CRM/RS 29.681 - RQE 23.443

Telefones: (54) 3324-1483 e (54) 9 9940-1270

Informações

  Dr. Tomás Ostrowski Bergonsi - CRM/RS 29.681

Fotos do Post