Blog / Gastroenterologia

Cinco motivos para você fazer o exame de Colonoscopia

18/12/2019

10:00:00

Por: Dr. André José Gusella

Especialista em Cirurgia Geral e Endoscopia, com formação em Cirurgia Digestiva

CRM/RS 26.382

 

A colonoscopia é um exame moderno, completo e muito eficaz para detectar lesões nos intestinos e reto. As técnicas existentes hoje proporcionam um procedimento rápido e indolor. No entanto, ainda há muito medo e receio por parte dos pacientes com relação ao exame. Por isso, preparamos os principais motivos que justificam a realização da Colonoscopia.

 

1. É o exame mais completo para detectar doenças no intestino.

A colonoscopia é um exame de imagem que investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. É mais eficaz que outras técnicas, como exame de sangue oculto nas fezes, colonografia por tomografia computadorizada ou sigmoidoscopia (onde são visualizadas somente as porções mais baixas do intestino: reto e sigmoide).

 

2. Se encontrados pólipos, a remoção é feita na hora.

Quando a colonoscopia é realizada, o médico já realiza a retirada de tecido intestinal para biópsia (quando for necessário) e também realiza procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais), junto com o exame. Assim, não é preciso fazer um novo preparo e novo exame.

 

3. O exame é rápido e indolor.

A realização da colonoscopia costuma durar 20 a 30 minutos. O paciente é sedado e recebe anestesia local, para evitar desconforto durante a realização do exame. Logo após ser liberado da sala de recuperação, já pode retornar para casa.

 

4. Idade aumenta o risco de câncer de intestino.

Após os 50 anos, é recomendável que as pessoas que nunca tenham feito a colonoscopia realizem o exame. A periodicidade para realização dos próximos exames será definida pelo médico, após a análise da colonoscopia. Quem tem ou teve familiares com a doença, deve começar a realizar o exame dez anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico do câncer.

 

5. Manter a colonoscopia em dia elimina em quase 100% as chances de ter câncer de intestino.

O câncer de intestino inicia com o desenvolvimento de pólipos nas paredes intestinais. Ao realizar a colonoscopia, se identificados pólipos, estes são retirados e encaminhados para biópsia. Desta forma, evita-se o desenvolvimento do câncer, e o que é mais grave, da propagação para outros órgãos, o que ocorre nos estágios mais avançados da doença.

Com estes motivos, certamente ficou muito clara a importância de realizar este exame. O seu médico certamente irá recomenda-lo a partir dos 50 anos, ou antes, caso tenha histórico familiar ou qualquer queixa relacionada ao intestino. Portanto, ao receber a recomendação para realizar a colonoscopia, não adie este importante exame, que pode ser decisivo para sua saúde. O Câncer de Intestino é o terceiro mais frequente em homens e segundo mais frequente nas mulheres, conforme dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

 

Dr. André José Gusella

CRM/RS 26.382

Especialista em Cirurgia Geral (RQE 17.076), e em Endoscopia (RQE 26.095) com formação em Videocirurgia.

Contatos: (54) 3324-4486 e (54) 3199-1705

Informações

  Dr. André José Gusella - CRM/RS 26.382

Fotos do Post