Blog / Ginecologia

Você sabe o que são os miomas?

10/01/2020

11:30:00

Por: Dra. Grazieli Sassi - CRM/RS 33.730

Ginecologista e Obstetra

 

Miomas ou fibromas são tumores benignos no útero que afetam cerca de 50% das mulheres, sendo o estrogênio o principal causador dessa doença.

Consistem em uma desordem hormonal que causa um enovelamento das fibras musculares, formando nódulos nesse órgão. Possuem consistência firme, uma coloração esbranquiçada e localizam-se em várias partes do útero, podendo ser intramural, submucoso, subseroso ou pediculado.

A maioria das mulheres não apresentam os sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade de miomas e da localização, é possível apresentar sintomas como sangramento uterino anormal, pressão na bexiga, dor no abdômen, dor lombar, dificuldade para engravidar e dor pélvica com hemorragia. O diagnóstico em 80% dos casos ocorre em exames regulares femininos, como ultrassom e exame ginecológico.

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico e é realizado de acordo com o histórico de vida da paciente e da quantidade e tamanho dos nódulos. O tratamento medicamentoso pode ser feito com o uso de diversos medicamentos que podem ser tanto de uso oral como injetáveis, alguns exemplos deles são: anti-inflamatórios não hormonais, progestágenos, drogas inibidoras de hormônios, entre outros.

Caso você apresente algum sintoma, procure seu médico. Somente ele poderá realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.


Dra. Grazieli Sassi

CRM/RS 33.730

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (RQE. 25.514), com formação em Videohisteroscopia, em Ultrassom Ginecológico e Obstétrico e em Medicina Estética.

Contatos:  (54) 3324-3704 e (54) 9 8410-3704.

Informações

  Dra. Grazieli Sassi - CRM/RS 33.730

Fotos do Post