Blog / Radiologia e Diagnóstico por Imagem

6 dicas para você se preparar para um exame de imagem

14/01/2020

18:00:00

Por: Dr.  Antônio Soster - CRM/RS 22.532

Radiologista

Sócio-Administrador e Médico Responsável pela Clínica DATAMED

 

Os exames de imagem são importantes instrumentos de diagnóstico para todas as especialidades. Tomografias, Raios-X, e Ultrassonografias estão entre as solicitações mais comuns dos médicos com o objetivo de obter um diagnóstico mais completo da situação do paciente, seja para tratamento ou mesmo para prevenção. Por isso, ao receber a solicitação de realização de exames, realize-os e encaminhe o resultado ao médico solicitante da forma combinada.

Ao agendar seu exame de imagem, a clínica irá fornecer todas as informações necessárias para o preparo anterior. Alguns exames exigem preparos como: jejum, ingestão de líquidos, uso de laxativos para promover a limpeza intestinal, dentre outros. Tudo será devidamente explicado ao paciente no momento em que realizar o agendamento do exame.

A clínica radiológica Data Med realiza dezenas de tipos de exames de imagem todos os dias. Baseada na experiência de vários anos, os profissionais da clínica elencaram 6 dicas muito importantes que agilizam a realização dos exames e ajudam a garantir sua qualidade. Confira:

 

  • # Chegue com 15 minutos de antecedência do horário marcado para o exame. (Este tempo é necessário para gerar a ficha do atendimento e atualizar o cadastro – além disso, existe uma burocracia a ser cumprida que varia de convênio para convênio);
  • # Leve os exames anteriores (se tiver), que estejam relacionados com o exame a ser realizado, para comparativos);
  • # Leve seus documentos pessoais (RG, CPF);
  • # Evite roupas com botões, brincos e correntes (esses materiais podem atrapalhar a imagem diagnóstica, além de serem eletro-condutores)
  • # Desligue seu celular antes de entrar na sala de exames. O aparelho causa interferências no sinal das máquinas, quando próximo delas, e também atrapalha os profissionais.
  • # Realize o preparo corretamente (lembrando que os preparos são específicos por exame e paciente, e influenciam no resultado final se não forem realizados corretamente).

 

Observar estas orientações simples garantem que seu exame seja realizado de forma tranquila e que o resultado final seja claro e eficaz para o diagnóstico. Caso tenha qualquer dúvida sobre o processo de preparo ou qualquer outro procedimento, ligue novamente para a clínica e esclareça todas as informações. Realizado o exame, não esqueça de levar o resultado ao médico que o solicitou! Por mais que todos os exames venham com o laudo do médico radiologista, o especialista conhece seu histórico, sintomas e indicará o tratamento adequado ou até mesmo a realização de novos exames.

 

Dr. Antônio Soster

CRM/RS 22.532

Formado em Radiologia. Sócio-Administrador e Médico Responsável pela Clínica DATAMED. Fones: (54) 3324-1877 / 3324-3101 e WhatsApp: (54) 9 8404-4698

Informações

  Dr. Antônio Soster - CRM/RS 22.532

Fotos do Post