Blog / Ginecologia

Você sabe o que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

18/01/2020

08:00:00

Por: Dra. Juliana Mariotti - CRM/RS 27.561

Ginecologista e Obstetra

 

Uma mulher que se encontra com ciclos irregulares, excesso de pelos faciais e corporais, acne adulta, ganho de peso, infertilidade e ovários aumentados pode ter a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esta condição aflige 10 % das mulheres em idade fértil e aproximadamente 80% das mulheres com ciclos menstruais irregulares.

 

Sintomas da SOP:

 

  • Irregularidades menstruais (ausência ou atrasos menstruais)
  • Excesso de produção de andrógenos (excesso de pelos, acne)
  • Ovários aumentados e policísticos
  • Condições associadas à Síndrome: infertilidade, obesidade, resistência à insulina e diabetes tipo 2.

 

A resistência à insulina é uma das características mais comum da SOP e uma condição em que as células do corpo, tornam-se resistentes ao efeito da insulina.

 

O aspecto mais importante de cuidados a longo prazo da Síndrome dos Ovários Policísticos é a gestão de riscos cardiovasculares como obesidade, resistência insulínica, diabetes, hipertensão e colesterol aumentado. O reconhecimento precoce e a intervenção médica são considerados os pilares do tratamento da SOP.

 

Mudança do estilo de vida, como por exemplo: adotar uma dieta adequada, redução de peso e exercício físico podem reverter este quadro e diminuir também a sua gravidade.

 

Vale lembrar que o anticoncepcional não trata a SOP, apenas controla seus sintomas. O importante é tratar a causa do problema. O tratamento deve ser orientado pelo médico(a) ginecologista, conforme as características e sintomas de cada mulher.

 

Dra. Juliana Mariotti

CRM/RS 27.561 / RQE 20.417
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (RQE 20.417), com formação em cursos de ecografia ginecológica e obstétrica, cirurgia vaginal, nutriendocrinologia funcional, terapia neural, modulação intestinal, implantes hormonais e prática ortomolecular.

Contatos : (54) 3324-6124 e (54) 9 9989 6822

Informações

  Dra. Juliana Mariotti - CRM/RS 27.561 / RQE 20.417

Fotos do Post