Blog / Urologia

“Pedras nos Rins”: Prevenção e Tratamento

03/02/2020

13:30:00

Por: Dr. Marcelo Justo 

Urologista - CRM/RS 24.643

 

Os cálculos renais, mais conhecidos como “pedra nos rins”, são bem conhecidos pela população em geral. As crises agudas de dor que provocam estão entre as piores dores que uma pessoa pode sentir. Além da dor, os cálculos podem causar complicações renais, por isso devem ser tratados com orientação médica.

 

A formação dos cálculos nos rins ocorre por uma série de fatores. A predisposição genética é um dos motivos. No entanto, algumas medidas devem ser observadas para diminuir os riscos de desenvolver cálculos nos rins: beber bastante água todos os dias, manter uma dieta equilibrada: maneirar no sal, nos alimentos embutidos, enlatados e fast food. Preferir alimentos in natura e preparados em casa.  Pessoas com alta concentração de ácido úrico no sangue devem ainda reduzir a ingestão de cerveja, carne vermelha e frutos do mar, uma vez que eles elevam ainda mais as taxas e podem ocasionar a formação dos cálculos.

 

O tratamento dos cálculos renais deve ser acompanhado por um especialista, que irá analisar o tamanho e quantidade de ocorrências, e indicar a medida mais efetiva para eliminá-los. Quando os cálculos são menores, geralmente são expelidos naturalmente. Se o tamanho for aumentado, existem técnicas para fragmentar o cálculo, possibilitando que seja expelido pelo corpo. Alguns casos exigem intervenções cirúrgicas com internação e repouso de alguns dias para recuperação.

 

Ao identificar quaisquer sintomas como: alteração na cor da urina – incluindo presença de sangue, dor ao urinar, dores na região lombar e da bexiga, diminuição do volume urinário, necessidade mais frequente de urinar, associados ou não à febre, consulte um urologista. Dependendo das características do cálculo renal, pode não haver crises de dor associadas. E outras doenças do trato urinário podem causar consequências graves ao funcionamento e saúde dos rins.

 

Dr. Marcelo Justo

CRM/RS 24.643

Especialista em Cirurgia Geral (RQE 16.858), e em Urologia (RQE 17.108).

Contato: (54) 3324-1358

Informações

  Dr. Marcelo Justo - CRM/RS 24.643

Fotos do Post