Blog / Obstetrícia

Náuseas e Vômitos durante a gravidez: 5 dicas para aliviar os sintomas

12/02/2020

17:00:00

Por: Dra. Juliana Mariotti - Ginecologista e Obstetra
CRM/RS 27.561
 
 

Enjoos e vômitos são conhecidíssimos sintomas do início da gravidez. São muito comuns, sendo que a maior parte das mulheres grávidas sente estes sintomas, geralmente nos três primeiros meses (12 semanas) da gestação. Importante destacar que os enjoos não têm relação com o sexo do bebê. Além disso, não apresentar náuseas, enjoos ou vômitos também é totalmente normal. Caso os sintomas sejam muito acentuados, provocando perda de peso ou desidratação, é fundamental que a gestante consulte com seu/sua obstetra além das consultas de rotina, até porque o uso de medicamentos durante a gestação deve ser prescrito e acompanhado pelo médico.

 

O que fazer para aliviar os sintomas?

                      

- Alimentar-se mais vezes durante o dia, em pequenas porções. Além de evitar ficar com o estômago vazio por muito tempo, não comer demais em uma única refeição ajuda na digestão e na prevenção de náuseas.

- Opte por frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi. Além de possuírem nutrientes importantes, ajudam no controle dos enjôos.

- Evite consumir líquidos durante as refeições. É importante consumir bastante água, mas durante o dia em pequenas quantidades por vez.

- Não se deite logo após se alimentar. A posição deitada prejudica a boa digestão, podendo causar refluxo e azia.

- Evite situações que provoquem náuseas. Muitas gestantes sentem-se enjoadas ao sentir odores fortes, ao consumirem determinado alimento, etc.

 

Por fim, é preciso que a gestante busque manter a calma, visto que o nervosismo e ansiedade relacionados à gravidez podem piorar alguns sintomas. Os enjoos e vômitos vão cessar aos poucos após a 12ª semana da gestação. Esclareça as dúvidas nas consultas regulares de pré-natal, e caso sinta sintomas mais fortes, acompanhados de perda de peso, desidratação ou dores abdominais, consulte o seu/sua obstetra.

 

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (RQE 20.417), com formação em cursos de ecografia ginecológica e obstétrica, cirurgia vaginal, nutriendocrinologia funcional, terapia neural, modulação intestinal, implantes hormonais e prática ortomolecular. Telefones: (54) 3324-6124 e (54) 9 9989 6822.

Informações

  Dra. Juliana Mariotti - CRM/RS 27.561 / RQE 20.417

Fotos do Post