Blog / Cardiologia

Agravamento em sintomas de doenças cardíacas: não adie a consulta

30/04/2020

14:00:00

Informações: Dr. Jeferson Wollmeister

 

No momento que estamos vivendo, os órgãos de saúde estão indicando que as pessoas adiem as atividades não-urgentes, evitem aglomerações e somente saiam de casa para as rotinas necessárias. As medidas de prevenção à Covid-19 devem ser tomadas por todos, no entanto, é importante destacar que não podemos esquecer de todos os outros cuidados que envolvem a nossa saúde.

 

Pessoas com pressão alta, diabetes, obesidade, doenças no coração, rins, pulmões, fígado ou doenças que alteram a imunidade como Câncer e HIV estão no grupo de risco para o desenvolvimento de COMPLICAÇÕES GRAVES que necessitem de UTI ou ventilação mecânica, se forem contaminadas pelo novo coronavírus, por isso, é extremamente importante que essas doenças sejam bem controladas, não devem ser negligenciadas de jeito nenhum.

 

Também é uma verdade que ter ou desenvolver uma doença cardiovascular, sem o tratamento adequado, pode ser muito mais perigoso e fatal que a Covid-19.

 

Ao perceber agravamento de sintomas como falta de ar, indisposição, dor no peito, tonturas, palpitações ou taquicardia, o ideal é avaliar com o médico a necessidade de realizar uma consulta de acompanhamento. O mesmo vale para pessoas que passam a sentir estes sintomas, mesmo que não tenham histórico de comorbidades.

 

Levando tudo isso em consideração, o recado que eu quero deixar a todos é: tome todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus e continue cuidando de sua saúde como um todo. Ao apresentar sintomas novos de doenças cardiovasculares ou sentir a piora de condições já existentes, consulte seu médico de confiança, com os cuidados básicos: de preferência utilize máscara, e higienize constantemente as suas mãos.

 

Informações

  Dr. Jeferson Wollmeister - CRM/RS 24.764

Fotos do Post