Blog / Oftalmologia

Lentes de Contato: quais são os cuidados em tempos de pandemia?

02/05/2020

08:00:00

Informações: Dr. Jackson Jacques de Castro

 

Todas as pessoas que fazem uso de lentes de contato recebem do Oftalmologista as recomendações sobre a importância da correta higienização das mãos antes de manusear e colocar as lentes. Isso é necessário para evitar qualquer tipo de infecção.

 

No entanto, em tempos de pandemia, quando sabemos o Coronavírus é adquirido principalmente através do contato por gotículas de saliva, e pelas mãos ao tocar nariz, boca ou olhos, é fundamental ter ainda mais cuidado com o uso das lentes de contato.

 

Além da tradicional higienização das mãos antes de colocar as lentes, lembre-se de não tocar nos olhos sem estar com as mãos bem limpas. É possível que, de maneira involuntária, o usuário de lentes de contato acabe colocando as mãos nos olhos caso sinta irritação ou deslocamento da lente. Por isso, cuidado redobrado com o uso de lentes de contato. Para quem ainda está se acostumando com o uso das lentes e sente o impulso de tocar os olhos muitas vezes, uma dica pode ser seguir com o uso de óculos ao sair de casa por mais um tempo.

 

Importante: O oftalmologista é único profissional capaz de verificar se a adaptação às lentes  está ocorrendo bem, e as causas de desconforto durante o uso, principalmente infecções na córnea, que podem ser graves e levar a cegueira.

Informações

  Dr. Jackson Jacques de Castro - CRM/RS 25.406

Fotos do Post