Blog / Otorrinolaringologia

Aumento dos Cornetos Inferiores

31/08/2020

14:00:00

🤧💬 "Dr., eu tenho carne esponjosa no nariz..."
 
➡ Esta expressão é amplamente utilizada pela população geral para designar o aumento dos Cornetos Inferiores (CI), com predomínio na população adulta.
➡ Contudo, também é empregada para o aumento das adenoides das crianças.
👃 Hoje vamos falar sobre o aumento dos CI - Cornetos Inferiores.
Os CI são estruturas osteo-mucosas que se localizam na lateral da fossa nasal. O aumento dessa estrutura pode gerar obstrução nasal👃🏻, secreção💧, roncos😴 ou dificuldades respiratórias durante o sono, entre outros.
O diagnóstico da hipertrofia de CI é feito através do exame físico pelo otorrinolaringologista. Exames complementares como a Tomografia Computadorizada de Seios da Face e a Nasofibroscopia são ferramentas quase sempre utilizada para o diagnóstico diferencial.
✅ Quais as principais causas?
Anatômicas constitucionais, medicamentosas e ambientais.
✅ E quais são as indicações cirúrgicas?
🏥 O tratamento inicial deve ser clínico. Na falha do tratamento clínico por ao menos 2 meses, caso persista a queixa de obstrução nasal, com exame físico demonstrando CI aumentadas, pode-se lançar mão da cirurgia. No entanto, os casos devem ser individualizados.
 
➖➖➖➖➖➖➖➖
👨‍⚕ Dr. Jader Franci Carvalho Oliveira
CRM/RS 35.823
🎓 Especialista em Otorrinolaringologia (RQE 36.180). Pós-graduado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial.
📞 Fone: (54) 3324 3422
🏥 Clínica Compostura: Rua Firmino de Paula, 875.

Informações

  Dr. Jader Franci Carvalho Oliveira - CRM/RS 35.823

Fotos do Post