Blog / Endocrinologia

Alterações no Crescimento das Crianças

28/08/2020

08:00:00

👧🧒⬆ O crescimento da criança em estatura/altura é uma questão que preocupa muitos pais. É uma pergunta frequente aos médicos pediatras e endocrinologistas.
 
❓ As dúvidas iniciam principalmente no período escolar, quando os pais comparam o(a) filho(a) com a estatura dos colegas de sala de aula. Apesar de ser um parâmetro, pode levar a erros quando vários dos colegas e amigos estão acima da média de crescimento (ou abaixo, dependendo dos casos)
👨‍👩‍👦 O fator genético é o grande determinante da altura de um indivíduo. É óbvio que não se pode esperar ter um filho alto quando os pais e demais familiares tem estatura baixa. No entanto, o médico endocrinologista pode fazer a melhor avaliação.
📝 Diversos pontos são avaliados na consulta médica para entender se realmente a criança possui uma velocidade de crescimento reduzida.
💬 Em caso de dúvidas, quanto mais cedo a criança for avaliada, maiores são as chances de realização de um tratamento, quando necessário e recomendado.
🙋‍♀️🙋 A partir da primeira infância, já é possível fazer a avaliação e acompanhamento do crescimento das crianças. E é fundamental que esta avaliação seja feita antes da puberdade, para possibilitar a indicação de tratamento, se for o caso
 
➖➖➖➖➖➖➖
👩‍⚕Dra. Karina Gazonatto Pereira - CRM/RS 43.849
Especialista em Medicina Interna e Endocrinologia
➖➖➖➖➖➖➖
📍 Ibirubá: Piva Policlínica Rua Dumoncel Filho, 642 – Fone: (54) 3324-6451
📍 Quinze de Novembro: Rua Edmundo Prante, 524 – Fone: (54) 3322-1113
📍 Espumoso: Centro Multiclínico: Rua Padre Réus, 43 – Fone: (54) 3383-2881

Informações

  Dra. Karina Gazonatto Pereira - CRM/RS 43.849

Fotos do Post